segunda-feira, 18 de abril de 2016

Obter fritos perfeitos


Sei que não devia escrever isto, mas quem diz a verdade não merece castigo: Adoro fritos. Croquetes, rissóis, batatas. Amo de paixão. Por isso, e apesar de estamos a [tentar] apostar numa alimentação saudável, de vez em quando lá me descai o pé para a fritura.
Como não temos, [ainda], fritadeira, adoptámos uma série de procedimentos simples para garantir que o óleo aquece à temperatura ideal e que os fritos ficam sempre perfeitos. É que ninguém merece comer rissóis carbonizados ou batatas fritas espapaçadas. Ora leiam:


- A temperatura do óleo nunca deverá exceder os 170º C e os alimentos só deverão ser emersos quando este estiver bem quente. 
- Para a medir, poderá ser utilizado um termómetro de cozinha. Caso não tenham, coloquem um dente de alho na fritadeira. Quando este começar a fritar, está no ponto.
- O óleo deve ser mudado com regularidade, não sendo aconselhável que exceda as doze frituras e os três meses de utilização .
- Um dos mais saudáveis é o de girassol, que é, também, o que usamos. Geralmente é mudado a cada duas utilizações.  
- Os alimentos devem ser limpos e secos antes de fritar, já que, se estiverem molhados, a junção de água com óleo quente pode dar mau resultado .
- Terminada a fritura, seque os alimentos com papel de cozinha e, no caso das batatas, salpique com sal grosso. Desta forma ficam mais estaladiças.

Bom apetite

Sem comentários :

Enviar um comentário