sábado, 12 de abril de 2014

Queijo da Azoia (Sesimbra)

Na lindíssima região do Cabo Espichel, concelho de Sesimbra, existem, duas queijarias tradicionais que produzem uma das melhores iguarias que o Lobo alguma vez provou: O Queijo da Azóia.

Fresco, em requeijão, ou amanteigado, é fabricado de forma totalmente artesanal, sendo fruto de um saber e de um conhecimento transmitidos de geração em geração. As suas origens perdem-se nas brumas do tempo e da memória, existindo evidências arqueológicas da produção de queijo na região com, pelo menos, cinco mil anos. 

O seu sabor característico advém não só da forma como é feito, mas, também, do leite utilizado no fabrico, proveniente de ovelhas que pastam na região do Espichel, o que lhe confere um carácter único e excecional.

Podem adquiri-lo em diversos locais do concelho, nomeadamente em mercearias, no Mercado Municipal de Sesimbra, ou, simplesmente, prova-lo nos Restaurantes da região. O Lobo [quando se arma em Chef gourmet] costuma fazer em casa com orégãos e manjericão, acompanhado com umas tostinhas.


Provem, porque não se vão arrepender. 



Contatos das Queijarias:

Sabino Rodrigues
E.N. 379, Azóia 
2970-181, Sesimbra

·   Telefone: 212 685 328

Inês Marcelino
E.N. 379, Azóia 
2970, Sesimbra

Telefone: 212685144; 967138986

Sem comentários :

Enviar um comentário