quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Será um cão a próxima vitima do Ébola na Europa?

Nuestros hermanos estão sempre um passo à frente do nosso Portugal. Em tudo. Até na propagação do Ébola, ao ter o primeiro contágio da doença na Europa, por intermédio de uma enfermeira que se encontra internada num hospital madrileno. O marido, entretanto colocado em quarentena, lançou, via facebook, um apelo desesperado, não para si, mas para salvarem o seu cão. De nome Excalibur, o cachorro foi deixado em casa, com uma saca de 15 kg de ração e a banheira cheia de água, para sobreviver enquanto os donos estiverem ausentes. No entanto, a “Ordem dos Veterinários de Madrid”, e, apesar de não se ter comprovado o contágio entre animais e seres humanos, acha que o pobre do canito é uma ameaça para a saúde pública, e quer abatê-lo. O dono recusou-se a dar autorização, e frisa:Se estão tão preocupados com este problema por que não procuram outro tipo de soluções como, por exemplo, colocar o cão de quarentena como fizeram comigo. Ou então, na dúvida, também me sacrificam? Mas, claro, com um cão é mais fácil, não importa tanto”.

Sei que este é um tema polémico, mas, para não variar, sou incapaz de me manter imparcial, e não posso deixar de estar solidária com a dor do dono e com o seu desespero. Já não basta estar, por tempo indeterminado, fechado num hospital, e ter a mulher em risco de vida, e ainda lhe querem matar o cão? Pensar que pode perder os que ama, sem fazer nada para o impedir? Que horror. Que bestas insensíveis. Mas que raio de mundo civilizado é este? Por agora, ainda é possível colocar o animal em quarentena e salva-lo, caso não esteja infectado. O estudo da reacção do seu organismo face à exposição ao vírus, até poderia ser uma mais-valia para a ciência, e vir a salvar outros animais. Mas estes tipos são burros e já conseguiram uma autorização do tribunal para entrar em casa da enfermeira e abater o pobre cão. Entretanto, foi criado um movimento no facebook chamado: “Salvemos o Excalibur”, que conta com quase 100 mil apoiantes, onde os donos estão a colocar fotos dos seus animais e a apelar para que poupem a vida do canito. Assustadoramente, qualquer um de nós podia estar na mesma situação, por isso, vamos participar e contribuir para poupar um inocente? Olhem só para ele, e pensem. 

1 comentário :

  1. Minha nossa que absurdo, como podem querer fazer isso com um animal inocente., quanta crueldade. Estou a apoiar esta causa.

    ResponderEliminar