sexta-feira, 28 de abril de 2017

Bolo de Tapioca

(Foto: Wolf at The Door)
Quem não gosta de uma fatia de bolo para o lanche, ponha o dedo no ar. Ninguém? Pois, bem me parecia. Cá em casa, também somos assim. Nunca dizemos que não a um docinho. Por isso, sempre que posso, preparo uma "gulosice". É o que levamos desta vida, caros 5.75 leitores. 
Como estamos em época de pontes e feriados, no passado fim de semana, decidi testar esta receita, que sabia, à partida, ser algo demorada, mas que me pareceu valer a pena. Confesso que nunca tinha cozinhado tapioca, pelo que estava um pouco receosa em relação ao resultado. No entanto, após provar a primeira fatia, posso dizer-vos que adorei. No total, este delicioso bolo, demora cerca de duas horas e meia, até estar finalizado. E o esforço compensa. Fica leve, diferente, mas com o toque bem familiar, do sabor a arroz doce. Se gostam de arriscar, experimentem. Vão ficar, agradavelmente, surpreendidos. Palavra de #lobo. 


Ingredientes:
- 250 Gr de Tapioca (Comprei no Continente)
- 10 Gemas de Ovo
- 150 Gr de açúcar branco
- 3 Chávenas de farinha de trigo
- 1 Colher de chá de fermento
-  200 Ml de Leite gordo
- Canela, em pó, Q. B. 
- 2 Cascas de limão
- 2 Paus de Canela 
- 1 Colher de chá de fermento 

Preparação:
Siga as instruções da caixa, e "demolhe" a tapioca. Escorre-a bem. Numa caçarola larga, ferva o leite com as cascas de limão, e os paus de canela. Adicione o açúcar, e a tapioca. Baixe o lume e, quando começar a ficar sequinha, apague. Numa taça, bata as gemas, e envolva com a tapioca, sem parar de mexer, para não cozerem. Deixe arrefecer um pouco, e adicione a farinha, o fermento, e a canela. Coza, durante vinte e cinco minutos, em forno pré-aquecido a 180º C. Bom apetite.

Dica do #lobo: Para untar, utilize o óleo em spray. Vai ver que fica perfeito, como o da foto. 

Sem comentários :

Enviar um comentário