quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Quiche de sobras (carne, peixe, ou vegetais)

(Fotos: Wolf at The Door)

Ahhh. Quem tem o frigorífico cheio de sobras? Quem tem, quem tem? Euuuu, e não sei, muito bem, o que lhes hei de fazer. Quer dizer, se calhar, até sei: Uma quiche. É que, com o fim do Natal, e sendo, humanamente, impossível, ingerir as toneladas de comida que foram postas em cima da mesa, torna-se necessário evitar que os "restos" se estraguem, e, de caminho, libertar algum espaço no frigorífico.

Neste caso, em concreto, fiz de frango, com as sobras da galinha que o meu pai assou para o almoço no Natal. No entanto, a receita adapta-se a, praticamente, tudo: camarão, bacalhau, legumes, ou vitela. Muito simples, e rápida, de preparar, é deliciosa, perfeita quer como entrada, quer enquanto prato principal. Ora leiam:


Ingredientes:
- 5 Ovos inteiros
- 400 Gr de sobras de vegetais, carne ou peixe, sem pele, ossos, ou cascas
- 200 Gr de cogumelos frescos, laminados
- 4 Dentes de alho
- Azeite, Q. B.
- 1 Base de massa quebrada
- Queijo emental ralado, Q. B.
- 2 Pacotes de natas
- Noz moscada, Q. B.
- 100 Gr de fiambre cortado em cubos
- 1 Alho francês, cortado em rodelas finas
- Sal, Q. B.
- Alho em pó, Q. B.

Preparação:
Numa caçarola, aqueça o azeite e salteie os alhos. Adicione o alho francês, os cogumelos e a carne ou peixe. Aloure, em lume médio, tape, e deixe cozinhar durante dez minutos, mexendo, sempre. Retire do fogão, e, logo que esfrie, adicione as natas batidas com os ovos. Numa tarteira, estenda a massa, pique com um garfo, e espalhe o fiambre. Cubra com o preparado, tempere, com o sal, o alho em pó, e a noz moscada, e finalize com o queijo. Coza, durante vinte minutos, em forno pré-aquecido a 180ºC. Sirva com uma salada verde, e bom apetite. 

1 comentário :