segunda-feira, 28 de março de 2016

Lambujinhas ao Bulhão Pato

(Foto: Wolf at The Door)

Os meus 5.75 leitores sabem que adoro petiscos. Por isso, sempre que posso, faço um miminho. Regra geral, costumo aproveitar as promoções dos hipermercados para comprar camarão ou bivalves. Cá em casa, um dos petiscos mais comuns são amêijoas ou lambujinhas ao bulhão pato. Com umas torradas de pão caseiro da Azóia, e um bom vinho branco, são, literalmente, de comer “e chorar por mais”.
No entanto, e apesar da aparente facilidade, o molho ao bulhão pato tem alguns truques, e deve ser confeccionado com tempo, para ficar bem apurado. A qualidade e a frescura do marisco são outros aspectos a ter em conta, já que uma intoxicação alimentar não é nada cool. No entanto, se tiverem algum cuidado, este é um petisco delicioso e relativamente fácil de cozinhar. 


Ingredientes:
- 1 Kg de lambujinhas
- 2 Limões
- Azeite Q. B.
- Manteiga “Vaqueiro Liquida”
- 1 Molho de coentros
- Alho fresco Q. B.
- Alho em pó
- Sal Q. B.
- Pimenta preta moída na hora, Q. B.

Preparação:
Numa caçarola, coloque o azeite, a manteiga, os dentes de alho bem picados e talos de coentros. Logo que o alho fique transparente, adicione as lambujinhas, que devem repousar, por algumas horas, em água com um pouco de sal para libertar a areia, e deixe-as cozinhar em lume brando. Quando o molho estiver apurado, adicione um pouco mais de coentros, azeite e manteiga. Deixe cozinhar por uns minutos, apague o lume, adicione coentros frescos picados, alho em pó, o sumo dos limões e sirva de imediato.


Dica do #lobo: Acompanhe com pão caseiro da Azóia  torrado e um bom vinho branco fresquinho. 

(Foto: Wolf at The Door)

Sem comentários :

Enviar um comentário